quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Projeto HAARP!

Projeto HAARP : High Frequency Active Auroral Research Program . 

    O HAARP, que significa “Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência” e começou a funcionar no Alasca (Estados Unidos) em 1993. O projeto estuda a ionosfera terrestre, e visa a compreender melhor o funcionamento das transmissões de ondas de rádio na faixa da ionosfera, parte superior da atmosfera.
    O Projeto HAARP está sob coordenação da USAF através da Universidade do Alasca e da USNAVY através do Naval Research Laboratory .


Fonte da imagem: HAARP

    Oficialmente é um projeto para estudo da ionosfera e tem como objetivo principal ampliar o conhecimento obtido até hoje, sobre as propriedades físicas e elétricas da ionosfera terrestre. Com isso, seria possível melhorar o funcionamento de vários sistemas de comunicação e navegação, tanto civis quanto militares .
    A Ionosfera é uma camada de Plasma (o quarto estado da matéria e a substância mais comum que compõe o Universo conhecido). Como esse estado é difícil de ser produzido e controlado em laboratório, se torna uma excelente fonte de pesquisas e de "testes". Infelizmente, existem várias possibilidades com este projeto.
    A Ionosfera tem a capacidade de permitir comunicações de longo alcance em alta e baixa frequências, principalmente utilizada em sistemas militares e de vigilância. O Sol tem um efeito considerável sobre esta camada, através do "vento" solar (sun flares) e ejeção de massa coronal (CME´s), as popularmente conhecidas "tempestades solares", sendo capaz de provocar o total aniquilamento da comunicação via ondas eletromagnéticas (EM) em todo o planeta (vide o evento ocorrido em 03.08.1997, onde um "blackout" eletromagnético parou quase todos os EUA). Outros fenômenos causados pela atividade solar são as "auroras" (eletrojatos ou "eletromotos") que podem alcançar a potência de milhões de ampères (intensidade de corrente elétrica) e provocar vários fenômenos, induzindo esta fantástica corrente elétrica através das "linhas de força" que formam a matriz (grid) eletromagnética terrestre.