terça-feira, 26 de março de 2013

A Flor de Lotus ou Padma



A flor de Lótus é o símbolo supremo do Cosmo e do Ser Humano, determinando assim, Pureza e Perfeição.
Mantém sua temperatura em torno de 35 graus, possui um sistema de autorregulação de calor, como os seres humanos e os mamíferos.
Suas folhas são auto-limpantes, tem a capacidade de repelir poeiras e micro-organismos.

Flor de Lótus (botão) - representa as possibilidades infinitas do Ser Humano
Flor de Lótus (aberta) - A criação do Universo. Os Chakras que são os Centros de Consciência do Corpo Humano estão representados como Flor de Lótus.
Cada cor determina o seu caráter individual.
O número de pétalas corresponde às suas funções.
A Flor de Lótus cresce e desenvolve-se na escuridão do lodo, emergindo para a superfície, abrindo as suas flores, permanece imaculada da água e da terra.



Raiz - vida material
Talo - vida astral
Flor - vida espiritual
Ela é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado:

Material (físico) - Imaterial (Espiritual)
Individualidade - Universalidade
Sansara (ilusão) -Nirvana (Iluminação)
Quando uma pessoa entoa o Mantra OM MANI PADME HUM, os seus Corpos Sensoriais atingem a capacidade de silenciar a si mesmo de todo alarido exterior, é quando Unificado com o Seu Princípio, manifesta-se através do seu Corpo de Luz.
É o som da freqüência da consciência de todos os Budas, de todos os Universos, é o vibracionar dos 84.000 ensinamentos que é a identidade da personalidade dos Samadhis Búdicos.

OM - É o corpo sonoro do Absoluto, o qual tudo criou, do Alfa/Omega.
É o Som Primordial de todos os Mantras.Quando entoado gera nos corpos sensoriais a sua limpeza e purificação, interligando-se com o Principio da sua Essência Criadora, atinge a capacidade de manifestar-se através do Seu Corpo de Luz.
MANI - significa jóia.
Simboliza a Senda para alcançar a iluminação, a consciência objetivada pelo reto proceder, determina a Plenitude de Si Mesmo.
PADME- Significa Lótus.
Como o Lótus que nasce da lama, e dela não se contamina, o Ser Humano aprende a transcender a si mesmo, gera o discernimento, o vivenciar em consciência.
HUM - A pureza, que é a identidade daquele que atingiu a plenitude de vivenciar o eterno presente, é regida pela sabedoria que a faz manifestar-se através da unidade indivisível do qual tudo originou-se do Macrocosmo ao Microcosmo.
A flor de lótus tem muitos significados poderosos na religião budista. Por exemplo, um botão de lótus simboliza os seres que não atingiram a iluminação, todavia quando os ensinamentos budistas começam a se consolidar internamente, então a flor abre e um indivíduo se ilumina. Esta é a razão porque Buda senta em uma flor aberta de lótus.
As cores das flores também tem seus significados diferentes.


LÓTUS BRANCA - representa a total pureza da mente e perfeição espiritual. Normalmente tem 8 pétalas que correspondem ao caminho da óctupla senda. Ela é tipicamente associada às flores dos Budas.


LÓTUS VERMELHA - simboliza a natureza original do coração. É a lótus de muitas qualidades do coração, incluindo o amor, compaixão e paixão. É a lótus de Avalokitesvara, O Buda da Compaixão.


LÓTUS AZUL - representa a vitória do espírito sobre os sentidos. É a vitória da inteligência, sabedoria e conhecimento. A Lótus azul nunca está totalmente aberta e seu miolo nunca é visto.


LÓTUS ROSA - facilmente confundida com a lótus branca, a lótus rosa é a Lótus de todas as lótus. É suprema e reservada para as mais altas divindades. É a lótus tradicional do Buda Histórico.



"A flor de Lótus nasce na água, flutua sobre a água, mas não fica molhada.

Você também deve estar no mundo da mesma forma - nele, por ele, para ele, mas não dele.

Essa é a característica especial da educação mais elevada (Vidya), prepará-lo para esse papel.

Ou seja, com o coração imerso no Divino e as mãos ocupadas no trabalho, você deve viver assim na terra.

O Amor não deve degenerar em um artigo de comércio. O Amor preenche a si mesmo com Amor."

(Sai Baba)


Namastê!

Carmem de Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário